CRÍTICO INTERNO e SEUS Cúmplices "SABOTADORES"

Você já percebeu em algum momento uma voz interna lhe conduzindo a tomar decisões precipitadas, te impedindo de seguir com seus objetivos?

CRÍTICO INTERNO
"A voz da razão"

 

Mas afinal quem é este tal crítico interno?

Se você não tem está resposta saiba que tem que agir agora, falo sério, pois quando não percebemos a existência do nosso crítico interno e seus cúmplices os sabotadores, não temos como combatê-los.

O crítico é como se fosse nossa voz da razão onde acreditamos fielmente que ela nos conduz a fazer tudo “certo”, MENTIRA ABSURDA, pois está voz na verdade nos engana à todo momento, cobrando-nos a perfeição na medida errada,  gerando frustrações, ansiedades, medos, arrependimentos, vergonha, depressões, assim procrastinamos nossos sonhos e objetivos, pois se não for perfeito não fazemos, sempre tem algo nos bloqueando, esta voz  utiliza muito  o “Se”, “Se” amanhã fazer tempo bom eu faço, “Se” eu trabalhar mais tenho mais dinheiro, “Se” eu não aproveitar para gastar agora, depois alguém gastará por mim, “Se” fulano não ser de tal jeito não me serve… tudo tem uma condição para não agirmos, inclusive impacta diretamente em nossos relacionamentos, pois além de exigir a perfeição de nós mesmos, exigimos também de todos a nosso redor.

O pior de tudo é que o crítico tem cúmplices conhecidos como “sabotadores” que  fortifica a ação de nos autossabotar, por isso que ao conduzir uma sessão de sabotadores, ajo direto no chefão (Crítico Interno) lhe neutralizando e depois trabalho para  minimizar as ações dos sabotadores.

SABOTADORES

S

INSISTENTE

Metódico, perfeccionista, teimoso, sarcástico, altamente crítico de si mesmo e dos outros, forte necessidade de autocontrole e altamente sensível a críticas. Decepcionasse a todo estante e com os outros frustrando-se por não alcançar os altos padrões. O certo é certo e o errado é errado. Eu sei o jeito certo. Se não consegue fazer com perfeição, não faça. Os outros costumam fazem de qualquer jeito por isso tem que ser do meu jeito, pois sou mais organizado e metódico por isso tudo que faço e perfeito.

S

PRESTATIVO

Nem parece ser um sabotador, pois faz tudo para agradar a todos, é muito atencioso, elogia tudo e todos em demasia, porém a armadilha por trás destas ações é a dependência de ser aceito, por isso agrada custe o que custar, movido por elogios que espera ansiosamente, outro problema é que jamais coloca seus objetivos em primeiro lugar, assim vivi constantes frustrações por não poder agradar sempre e por não conseguir conquistar seus sonhos, sente-se injustiçado já que é tão bom e deveria atingir todos seus objetivos como recompensa.

S

HIPER-REALIZADOR

Eu sou o “cara” pois dou conta de fazer várias coisas ao mesmo tempo, sou o melhor no que faço não é fácil me acompanhar, a cilada deste sabotador e se ocupar muito porém produz pouco, gasta muita energia pela competividade para se manter em primeiro lugar e ser reconhecido pelo seu extremo esforço sem pausas, porém acaba se esgotando e pode entrar em colapso mental, outro impacto é que nem sempre evolui positivamente, pois apenas sai executando sem realmente priorizar e focar em metas benéficas, pois não tem tempo para ficar parado, causa um imenso desequilíbrio em sua vida por deixar de lado vivencias e momentos emocionais em família, relacionamentos correm sérios riscos de romperem.

S

INQUIETO

Sim muito parecido com hiper -realizador, porém executa tudo muito mais desordenado, muito mais disperso aos detalhes, não consegue focar em nada, faz muito em pouco tempo, o que importa é estar em movimento e não importa o motivo, não pode perder tempo tem que curtir a vida, se realiza quando tem novidades constantes, não gosta de monotonia está sempre elétrico com adrenalina em alta, sem perceber que se trata de uma fuga, para não encarar situações que exijam mais responsabilidades e organização, assim o presente passa mais rápido, não precisando parar para pensar no certo ou errado, esta agitação atrapalha para se concentrar em projetos e dar atenção para as pessoas, prejudicando relacionamentos e atribuições profissionais.

S

ESQUIVO

De boa com a vida, evita conflitos foco somente no positivo, a princípio nem parece ser um sabotador, porém ao fugir de problemas e desafios não evolui profissionalmente, permanece em um mundo de sonhos, acaba aceitando tudo e quase nunca diz não, pois assim não contraria ninguém, porém se torna um pessoa sem opinião sincera e que armazena muitos ressentimentos e medos.

S

HIPER-VIGILANTE

Cauteloso ao extremo, antes de tomar qualquer decisão analisa todos os riscos possíveis, inclusive cria situações muitas vezes fictícias, está sempre em estado de alerta, obtém constantes temores relacionados as situações rotineiras simples, dificultando a fluidez natural dos acontecimentos, além disso é muito desconfiado precisando sempre certificar-se que está em ambiente seguro, preocupa-se em jamais se expor, não admitindo que seus erros sejam descobertos, por isso mantem as pessoas há uma certa distância, até sentir-se seguro, acaba se tornando muito ansioso e reprimido , impactando no seu convívio social.

S

HIPER-RACIONAL

Rotulado como sem emoções, frio, distante, intelectualmente arrogante, este sabotador possui foco intenso nos detalhes, estimula-se em adquirir sabedoria, através de constantes estudos, acredita que as pessoas não evoluem intelectualmente por darem muita importância para sentimentos e emoções, assim acaba se distanciando de relacionamentos pois não encontra motivos racionais não permitindo aflorar seus sentimentos, são totalmente céticos racionalizando tudo e todos se tornando inflexível e duros consigo mesmo.

S

VÍTIMA

Extremamente emocional, quando contrariado costuma se martirizar, síndrome de coitadismo, reclama muito de situações e acontecimentos rotineiros da vida, assim chama atenção das pessoas para que tenham piedade e relevem seus erros ou desistam de lhe dar tarefas trabalhosas ou de responsabilidade, propaga energias negativas rapidamente no ambiente, geralmente fica se lamentando para permanecer em sua zona de conforto.

S

CONTROLADOR

Necessidade extrema de permanecer no controle ou obter controle custe o que custar, pois entende que a forma de fazer as coisas é do seu jeito, pensa que todos deveriam ser gratos por ele assumir as responsabilidade para si próprio, acredita que pode controlar a todos, sendo muitas vezes intimidador se justificando que se ele não assumir não vai dar certo, sente muita raiva quando contrariado ou que tirem seu controle, não percebe que existem situações incontroláveis e que está tudo certo, assim se mantem em constantes conflitos com colegas e familiares, sua vida se torna uma grande batalha obtém resultados porém com muito estresse.

Clientes Satisfeitos!

"Foi muito importante, pois trouxe à tona algo que estava escondido que me conduzia a fazer várias tarefas improdutivas no automático, agora com a ferramenta de neutralizar o crítico as coisa vão ser bem diferentes, vou conseguir combatê-lo , assim terei mais atenção plena e sairei do automático. "
Valter
Terapeuta
"Consumo quase todos produtos do Gerson, além de ser um excelente profissional seus produtos realmente fazem a diferença, conhecer meus sabotadores e neutralizar meu crítico interno fez toda diferença, agora depende de mim aplicar as instruções do Gerson e ser mais plena."
Roberta
Especialista de TI

Honrando Pesquisadores

Acredito e aplico os valores da honestidade e integridade, prezo também pela transparência dos fatos, por isso destaco as fontes do assunto que abordo nesta página, (não é cópia), porém a base do conteúdo eu agradeço ao escritor Shirzad Chamine que em seu best-seller, “Inteligência Positiva” (Editora Fontanar), repassou seu conhecimento baseado em pesquisas dedicadas a identificar e caracterizar os sabotadores, tornando mais simples identificá-los. Aliás é através de um teste online de sua autoria, que conseguimos um relatório gratuito com detalhes dos nossos sabotadores e níveis de energia.
Porém de nada adianta apenas conhecer nossos sabotadores e preciso trabalhar com ferramentas adequadas para minimizar suas ações e foi através da minha especialização com Eric Arruda, um grande mentor e coach, que estou capacitado a conduzir sessões eficazes ao combate dos sabotadores.

Precisando de apoio para trabalhar seus sabotadores de forma eficiente e pratica, me coloco a disposição.